Tuesday, June 12, 2007

Acabou!





Demorou mas acabou! Entrei numa obsessão total, ver até 7 episódios por dia, faltar ás aulas, não dormir... Mas valeu o esforço. Foi sem duvida a melhor série já feita em televisão e eu sinto-me um privilegiado por ter visto todos os episódios de uma forma emocionalmente exaustiva. Parece daquelas coisas que fazem de propósito para nós, para nos abrir os olhos. Um bocadinho de terapía de choque não faz mal a ninguém! Assuntos por vezes tão mal retratados no ecrã, como a homossexualidade a morte ou as drogas, são aqui vistos numa naturalidade tão real que quase perdem a sua importância dramática sendo verdadeiramente encarados como deviam ser no dia a dia! Ao ver uma coisa assim, qualquer pessoa acabar por ter de pensar no verdadeiro sentido da sua vida, pondo de lado tudo e todos, olhando somente para si, encarando a solidão e o medo, o amor pelas pessoas e pelas coisas, o respeito pelo seu verdadeiro "eu", seja ele quem for, obrigando-se a olhar para trás sem medo de olhar para a frente e arriscar. Esta série mereceu todos os prémios que ganhou, tanto pelo roteiro (Alan Ball), como pelo elenco que é tão fantástico como nunca vi. É o que eu digo, actores de teatro em televisão marcam sempre um diferença bastante positiva!

Enfim, cheguei em pulgas ao episódio 63 (evreyone's waiting), com as mangas prontinhas para aparar uma ou duas lágrimas que caem com frequência nestas situações, pensei eu, que ia ser um final alegre como sempre... mas até nem foi!!! Pois bem, não me chegaram as mangas, e já estava a ver que tinha que começar a usar as pernas das calças também! Até é normal eu chorar uma coisinha ou outra a ver coisas emocionantes, mas assim?! Aquilo deixou-me tão triste que mesmo depois de acabar precisei, bem à vontade, de uns 15 minutos para me recompôr e poder falar com alguém normalmente. Dois dias depois pensei em repetir a brincadeira com esperança de conseguir ver aquilo sem me desmanchar, pois apesar de achar que estava tudo perfeito tenho sempre a esperança que à segunda vez o final já não seja igual, resultado: a merda foi a mesma (lógico)!!! Mas já me prometi que vou voltar a ver tudo outra vez...com mais atenção ainda!

Mas nem tudo acaba por ser prazer! Esta influência que as coisas têm sobre mim ás vezes estraga um pouco, confesso! Quantas vezes eu me embrulho nos meus pensamentos mais intimos, olho à volta, e não me encontro em nada?! O facto de ler um livro perturbador, ver um filme, ou como neste caso assistir a uma serie assim e encontrar palavras que eu não digo mas penso, ver formas de agir tão parecidas às que eu realmento sinto vontade de ter, espelhar-me em algo, leva a que eu comece a deixar de dar importância ao que considero futil, banal, castrador ou pouco corajoso. Mas todas estas coisas estão à minha volta, na minha vida, nas pessoas...

No fundo, o que eu precisava era de um motivo para olhar a vida de uma forma diferente. Mais positiva não digo, mas mais realista... como ela é... ou como a vejo... ou como quero que ela seja!

;)

3 comments:

Maria José said...

E, devo dizer, arranjaste um motivo que, sem dúvida, te permitirá olhar com novo [ou renovado, polido, aperfeiçoado] olhar para uma vida que não pára.

Ainda bem que aproveitaste os sublimes ensinamentos do retrato de existências comuns; como a nossa.

jumpman said...

Um bom exemplo de como é possível tirar lições de vida da "caixa mágica".

E devo dizer que acertaste na escolha da série! Muito boa, sem dúvida! :)

Idiota said...

Não vi...:( Tenho pena, mas compreendo-te e visualizo-me a fazer exactamente o mesmo...

:)))